A montagem de painel elétrico é uma etapa crucial para que esse equipamento seja eficiente, comporte todos os componentes e seja seguro. Se bem construído, ele terá um bom funcionamento e garantirá proteção e tranquilidade para todas as pessoas que o operam ou que frequentam o imóvel onde ele está instalado.
Sabemos que os painéis elétricos têm a função de agrupar e preservar todos os componentes elétricos de proteção e distribuição de uma edificação, seja ela civil ou industrial. Assim, cada painel precisa ser projetado para atender a essas particularidades, já que as empresas têm demandas de energia diferentes.
Quer entender mais sobre isso? Então, continue conosco neste texto que vamos mostrar como funciona o processo de montagem de painel elétrico de qualidade!
O painel elétrico, também chamado de quadro de energia ou quadro de distribuição, é uma estrutura que tem a função de organizar a fiação, os interruptores e os demais itens da rede elétrica de uma edificação, além de captar a energia que vem da rua e distribuí-la em circuitos menores dentro do imóvel.
Ele é considerado o “cérebro” do sistema elétrico, já que com ele é possível controlar a energia em todos os subcircuitos de um apartamento, uma casa, uma empresa, um pequeno comércio ou uma grande indústria.
Funciona assim: a energia que chega da rua é protegida por um disjuntor geral, uma espécie de interruptor central, e dividida em vários disjuntores, que repassam a eletricidade para os pontos finais. Assim, cada disjuntor será responsável por um setor ou equipamento, como a iluminação ou o sistema de ar-condicionado.
Agora que você viu como funciona e para que serve um painel elétrico, fica mais fácil entender como é feita a montagem dele. Em primeiro lugar, tenha em mente que cada projeto é personalizado, porque cada imóvel tem suas necessidades específicas.
Ao saber disso, algumas situações precisam ser levadas em consideração na hora de elaborar o projeto, como: qual seria o consumo de energia desse imóvel? Se for uma grande indústria e tiver muitas máquinas, por exemplo, com certeza precisará de um painel mais robusto para dar conta do recado.
Além disso, qual seria o consumo de energia dos equipamentos? Isso também influencia na montagem do painel elétrico, inclusive para uma futura ampliação do imóvel e a aquisição de novos aparelhos, no caso de uma indústria.
Imagine uma fábrica de camisetas, com várias máquinas de costura enfileiradas e trabalhando a todo o vapor. Elas terão uma capacidade de consumo diferente de uma indústria automobilística, por exemplo.
Por isso, contar com empresas especializadas na montagem do painel elétrico faz toda a diferença. Com profissionais experientes no assunto, eles saberão do que precisam para fazer um painel de qualidade e, o mais importante, analisarão o espaço onde ele será instalado.
Com a previsão de demanda em mãos e o projeto feito, chegou a hora de construir o painel elétrico. Ele é montado de acordo com o projeto, que determina o que cada circuito alimenta, e já é prevista a potência para cada um deles, assim como os disjuntores.
Para montar um painel elétrico seguro, de qualidade e que seja eficiente para o que a empresa precisa, seguir alguns passos é fundamental:
Vale lembrar que todos os componentes, como cabos, disjuntores, fusíveis, trilhos e outros, devem ser da mais alta qualidade. Assim, aliados a uma montagem bem-feita, a segurança dos profissionais, das máquinas e do prédio estará garantida!
A fabricação e, consequentemente, a montagem de painel elétrico devem ser feitas sempre por uma empresa especializada, com experiência no trabalho. Afinal, além de precisar ter garantidas sua eficiência e funcionalidade, o quadro de distribuição deve garantir a segurança contra curtos-circuitos e outros acidentes na edificação.
A Rio-Tech está há quase 30 anos no mercado e conta com um corpo técnico altamente especializado para atuar nas áreas de elétrica e mecânica com clientes de todo o Brasil e de outros países da América do Sul. Neste outro texto, te mostramos todas as soluções de painéis elétricos industriais da Rio-Tech.
Opa! Texto exclusivo!