Quando operamos uma máquina, muitas vezes precisamos que o motor rode em velocidades diferentes. É igual ao que acontece quando estamos pilotando um carro: às vezes, estamos apenas passeando; em outras, precisamos pisar fundo no acelerador. Em um equipamento industrial, essa é a função do inversor de frequência.
Esse é um dispositivo que altera a velocidade de giro do motor trifásico. Para que isso aconteça, ele modifica a potência consumida pelo aparelho por meio da variação de frequência (quanto maior a frequência, maior a velocidade do motor).
Vamos entender melhor o que é o inversor de frequência e qual a função dele dentro de um processo industrial? Continue a leitura!
O inversor de frequência é um equipamento que controla a velocidade de motores trifásicos. Esse tipo de motor é um dos mais utilizados na indústria, devido às diversas vantagens oferecidas, como alta durabilidade e maior facilidade de ligação e controle. Ele é muito usado em máquinas e sistemas que demandam potência.
Por conta dessa grande utilidade do motor trifásico, o inversor de frequência também ganha destaque na produção industrial, determinando a velocidade com que esses maquinários vão trabalhar.
Por ser fabricado em diferentes dimensões, modelos e potências, esse aparelho pode ser utilizado em todo tipo de indústria e em qualquer tamanho de motor, basta ter as especificações adequadas para cada necessidade.
A frequência de energia que passa pela fiação de um prédio, como no caso de uma indústria, deve ser contínua, afinal uma variação na tensão da rede pode levar à queima de equipamentos. Nesse sentido, a função do inversor de frequência é alterar essa frequência da maneira correta e, assim, mudar o desempenho do motor trifásico quando necessário.
Então, imagine que uma fábrica quer reduzir a rotação de determinado motor para desacelerar a produção ou mesmo reduzir o consumo de energia. É o inversor que altera essa velocidade de rotação, em uma mudança na faixa de 0,5 a 400 Hertz. Da mesma maneira, quando uma fábrica precisa aumentar a produção e acelerar a velocidade do motor, o inversor funciona como o pé no acelerador.
Resumindo, a função do inversor de frequência é controlar a velocidade e o torque de determinado motor trifásico, conforme a necessidade da empresa. Sem esse dispositivo, o motor giraria em velocidade fixa, o que não é vantajoso para a vida útil dele e também para o gasto com energia.
Lembra que falamos que existem vários tamanhos e modelos de inversores de frequência? Com vários tipos existentes, é mais fácil encontrar o que fará mais sentido para o seu projeto. É sobre isso que vamos falar neste tópico.
Esse seria o modelo de inversor mais simples, com um desempenho dinâmico limitado, empregado em funções básicas. Entre elas, podemos citar:
Esse inversor é melhor para um controle mais complexo do motor trifásico, que demanda a variação não só de velocidade, mas também de torque e rotação. Os inversores vetoriais também dão uma resposta mais rápida e, por isso, costumam ser úteis em elevadores e guinchos, por exemplo.
O inversor de frequência vetorial é para trabalhos que exigem maior precisão, tanto é que muitos utilizam softwares e algoritmos para determinar a frequência de maneira correta.
Como dissemos, os motores trifásicos são muito utilizados no processo industrial pela sua durabilidade e resistência. Por isso, o inversor de frequência também desempenha funções importantes em diversas áreas desse setor.
Nas indústrias, por exemplo, eles são amplamente utilizados em motores para esteiras e rotuladoras, determinando o ritmo de trabalho delas. Além disso, os elevadores também precisam do inversor para operarem, assim como os guinchos.
Fora o mundo industrial, só para citar alguns aparelhos, as esteiras ergométricas também precisam de inversores para determinar a velocidade da corrida. Além delas, os ventiladores e até mesmo os climatizadores de ambiente utilizam esse equipamento.
Como dissemos, a função do inversor de frequência é de grande importância nos processos industriais, assim como no funcionamento de diversos equipamentos. Quer ficar por dentro das novidades do setor de elétrica e mecânica? Visite o blog da Rio-Tech e acione as notificações.
Opa! Texto exclusivo!