Desde quando somos crianças, a gente ouve que com eletricidade não se brinca. Isso mostra o potencial de perigo que a energia elétrica traz. E, como a eletricidade está presente em quase todos os aspectos de nossas vidas, desde nossas casas até grandes indústrias, esse cuidado para garantir a segurança elétrica deve ser redobrado.
Mas, quais são esses cuidados? Bom, para uma pessoa em casa pode ser simplesmente o bom senso de não mexer com fios desencapados, ter cuidados com tomadas, etc. Mas, quando falamos de grandes estruturas elétricas, esses cuidados são muito mais necessários e complexos.
Por isso, normas rigorosas de segurança foram estabelecidas para garantir que as instalações elétricas e o uso de equipamentos sejam realizados de maneira segura, prevenindo acidentes graves, como choques elétricos, incêndios e explosões. Veja mais sobre isso!
O conceito de segurança elétrica se refere ao conjunto de práticas e procedimentos que têm como objetivo prevenir acidentes relacionados ao uso de energia elétrica. A segurança elétrica visa garantir que as instalações, equipamentos e dispositivos elétricos sejam usados de maneira segura, minimizando riscos para as pessoas e as propriedades.
Com isso, a segurança elétrica é fundamental para proteger vidas e evitar danos materiais. Sem as devidas precauções e normas, a eletricidade pode causar acidentes fatais, como veremos a seguir.
A eletricidade é fundamental para a nossa vida moderna, mas para isso é preciso seguir muitos cuidados, devido à própria natureza da energia elétrica. O uso indevido e estrutura com falhas pode causar muitos acidentes, como:
Um dos riscos mais comuns, os choques elétricos podem ocorrer quando uma pessoa entra em contato direto com a corrente elétrica. A gravidade varia de pequenos sustos até lesões graves ou fatais.
Instalações elétricas mal projetadas ou a sobrecarga de circuitos podem causar curtos-circuitos, resultando em incêndios e, em ambientes com gases inflamáveis, explosões.
O contato com superfícies aquecidas por correntes elétricas ou a proximidade de arcos voltaicos também pode causar queimaduras severas, representando um perigo principalmente para trabalhadores que lidam com manutenção elétrica.
Ou seja, é melhor não arriscar, já que nenhum desses acidentes é “tranquilo”. Exatamente por isso foram criadas normas para evitar esses problemas, como veremos a seguir.
Conheça as principais normas que estabelecem os cuidados relacionados à segurança elétrica:
A NR-10 é uma norma estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil, destinada à segurança em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Ela exige que trabalhadores sejam devidamente treinados e que as instalações sigam critérios rigorosos de segurança.
Clique aqui par saber tudo sobre a NR10!
A NR12 é mais focada no uso de máquinas e equipamentos industriais, mesmo aqueles que não são elétricos. De qualquer forma, ela é muito importante para o uso adequado e apropriado de equipamentos e máquinas, com o objetivo de proteger os trabalhadores das indústrias.
As NBRs são desenvolvidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e abrangem diversos aspectos relacionados à segurança elétrica, como a NBR 5410, que define regras para a execução de instalações elétricas de baixa tensão.
Vale destacar aqui que a principal diferença entre NRs e NBRs está em sua obrigatoriedade. Enquanto as NRs são exigidas por lei, as NBRs são recomendações técnicas, que servem como referência para assegurar que os projetos e instalações elétricas sigam boas práticas de mercado.
As normas de segurança elétrica são fundamentais para padronizar procedimentos e garantir que todas as instalações elétricas estejam de acordo com as melhores práticas internacionais. Com isso, elas minimizam os riscos de acidentes e melhoram a confiabilidade das instalações.
Além disso, garantem a proteção tanto dos trabalhadores quanto do público em geral, evitando falhas que poderiam causar prejuízos financeiros e danos à reputação das empresas.
Mas, quem é responsável por elas?
Empresas são legalmente responsáveis por garantir que suas instalações elétricas estejam em conformidade com as normas de segurança. Além disso, empregadores devem fornecer treinamentos adequados para que os trabalhadores possam realizar suas tarefas de maneira segura.
Trabalhadores que lidam diretamente com eletricidade também têm responsabilidade no cumprimento das normas. É essencial que eles sigam os procedimentos de segurança e utilizem equipamentos de proteção individual (EPIs) apropriados.
Profissionais que projetam, instalam e realizam a manutenção de sistemas elétricos devem seguir rigorosamente as normas e regulamentos para garantir a segurança e a eficiência das instalações.
Como falamos, a segurança elétrica é fundamental, e uma parte importante desse conceito é seguir as normas como a NR-10 e as NBRs.
Mas, outro fator essencial para garantir que instalações e equipamentos sejam usados de maneira segura, é contar com uma empresa que faça os projetos adequados, o que traz mais segurança tanto para a empresa ou indústria, quanto para os trabalhadores que vão operar esses equipamentos e máquinas.
A Rio-Tech tem décadas de experiência em projetos industriais elétricos, fabricação de painéis elétricos, serviços de caldeiraria, solda e muito mais.
Clique aqui para saber como podemos melhorar a sua segurança elétrica!
Opa! Texto exclusivo!