Quando o assunto é energia elétrica, um tema que sempre deve estar em discussão é a segurança, seja dos usuários ou dos profissionais envolvidos. Todo projeto precisa calcular os riscos e perigos da eletricidade. Por isso, o estudo Arc Flash é fundamental para que tudo ocorra bem.
Em relação aos acidentes envolvendo choques elétricos, só no primeiro semestre de 2022 foram registrados 458 casos no país. Além disso, de acordo com a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), mais de 1,5 mil acidentes elétricos ocorreram entre 2020 e 2021.
Fazer o estudo de arco elétrico para projetos de instalações elétricas se torna fundamental para que eles sejam seguros e eficientes. Confira mais sobre o assunto a seguir!
O Arc Flash é o estudo de energia incidente e serve para determinar os riscos em relação aos sistemas elétricos em uma edificação. Com esse trabalho, é possível analisar correntes, encontrar falhas e até mesmo verificar quais equipamentos de EPI (Equipamento de Proteção Individual) devem ser usados.
Os especialistas analisam as instalações e avaliam todo o local, desde o sistema elétrico até a corrente de curto-circuito, entre outros dados. É feita também uma checagem nos disjuntores e demais dispositivos de proteção dos conjuntos. Por fim, os técnicos etiquetam os painéis elétricos e fazem as recomendações de melhorias.
Então, o Arc Flash tem o objetivo de fazer os cálculos de energia incidente nos painéis em que os operadores atuam. Assim, é possível verificar o quanto de energia eles estão expostos na ocorrência de um curto-circuito em arco.
O estudo de energia Arc Flash é feito por engenheiros eletricistas especialistas em segurança elétrica. Eles têm conhecimento técnico para avaliar os painéis e fazer a relação com os equipamentos de proteção.
Nesse trabalho, os engenheiros avaliam os painéis e os pontos de riscos de cada instalação elétrica na edificação. Assim, eles conseguem calcular a quantidade de energia que poderá se dissipar acidentalmente em alguma falha. Nesse sentido, a empresa poderá determinar as roupas e os EPI’s a serem usados e que irão salvar o trabalhador de se machucar.
No estudo, os técnicos fazem um levantamento em campo, percorrendo a edificação para a coleta das especificações elétricas e físicas dos painéis. São checados, por exemplo, os circuitos elétricos do sistema para a elaboração de diagramas unifilares. Além disso, eles apuram as malhas do sistema de distribuição.
Agora que você sabe o que é o Arc Flash e como ele é feito pelos engenheiros eletricistas, vamos entender a importância dele. Como vimos, cresceram os acidentes com energia nas edificações brasileiras. Evitá-los é apenas um dos benefícios do estudo do arco elétrico. Entre outros, podemos citar:
Quando uma pessoa sofre uma descarga elétrica pode ter queimaduras, contrações musculares e do sistema nervoso e até ter órgãos vitais afetados. Dessa maneira, usar os EPI'’s corretos para a descarga elétrica que poderá sofrer é essencial. Usar equipamentos de proteção não específicos trará a falsa sensação de segurança.
Mostramos neste texto como o estudo Arc Flash é primordial para a segurança da sua empresa e dos seus funcionários. Por isso, o ideal é fazê-lo com uma empresa especializada em engenharia elétrica e segurança.
A Rio-Tech conta com uma equipe técnica e parceiros peritos em soluções de engenharia, com mais de 30 anos de mercado no gerenciamento de projetos. Fazemos estudos técnicos de sistemas elétricos e com soluções completas para a eletricidade industrial. Para saber mais sobre o nosso serviço, entre em contato!
Opa! Texto exclusivo!