Uma empresa de infraestrutura focada em energia

Conheça os 3 principais tipos de aço existentes

28/03/23
 por
admriotech
Conheça os 3 principais tipos de aço existentes
Tempo de leitura: 4 minutos

O aço é um dos elementos que ajudam na evolução da humanidade desde os tempos mais antigos. Muitos produtos que não são fabricados com esse metal certamente foram criados em máquinas que levam o componente. É por isso que existem vários tipos de aço.

Na metalurgia, na indústria, na construção civil… cada um desses setores utiliza um modelo diferente do metal, por isso é fundamental saber qual a propriedade de cada um antes de comprá-lo. Neste texto, vamos te mostrar os principais exemplos de aço existentes no mercado e a funcionalidade de cada um deles.

Quais são os tipos de aço?

Devido às suas diversas aplicações no setor produtivo, existem vários tipos de aço, cada um com suas características e pontos fortes. O que fabrica um carro, por exemplo, é diferente do usado na construção civil, assim como o metal que vai na sua geladeira é outro em relação ao usado em máquinas agrícolas.

Entretanto, apesar das variedades, há algo comum entre todos eles: o aço é feito de ferro e carbono. Esses dois metais formam a liga metálica que é o aço, mas é a quantidade de cada um e a inserção de outros metais na composição que fazem toda a diferença.

Viu como eles não variam apenas em formato, como chapas, cabos, vigas e até mesmo tubos? Para que o aço tenha resistência e durabilidade para o trabalho que irá exercer, ele precisa ter uma composição própria. Por isso, vamos falar agora dos principais tipos de aço no mercado.

Aço carbono

Um dos exemplos de aço mais comuns na indústria, o aço carbono é uma liga de ferro e carbono. Entretanto, o teor desse segundo elemento na fórmula faz o metal ter propriedades diferentes. Tanto é que ele é dividido em:

  • Alto carbono: a fórmula é feita com 0,5% a 2,11% de presença de carbono e oferece maior resistência ao desgaste e à dureza. Porém, ele tem menor ductilidade se comparado aos outros aços.
  • Médio carbono: neste tipo de aço, o elemento é acrescentado de 0,2% a 0,49% na liga metálica. Por causa disso, ele é mais resistente nas questões térmicas, além de ter uma dureza e uma tenacidade maior em relação ao baixo carbono.
  • Baixo carbono: o aço com essa denominação tem de 0,05% a 0,2% de carbono na sua formação. Ele é o aço mais fácil de ser soldado e é usinável. Esse metal tem uma dureza considerada baixa e uma alta tenacidade, assim possui uma resistência menor do que os outros tipos.

Aço-liga

Outro exemplo de metal muito utilizado na metalurgia e na indústria no geral é o aço-liga. Ele possui uma quantidade elevada de outros elementos em sua composição, o que garante a ele característica própria. Além do ferro e do carbono, é elevada a concentração de um terceiro metal, que pode ser o cromo, o manganês, o vanádio, o silício ou o níquel.

Assim como no aço carbono, a quantidade desse novo elemento na liga metálica é o que diferencia os vários tipos de aço-liga, que são: baixa liga (até 5% de metal aditivo), média liga (de 5% a 12%) e alta liga (acima de 12%).

Só para demonstrar suas características, o aço silício tem boa permeabilidade magnética, dureza e resistência a ácidos. Enquanto isso, o metal com vanádio suporta cargas e é resistente à corrosão.

Aço inox

Além do aço carbono e do liga, a metalurgia atua com o aço inox, ou inoxidável. Ele tem grande utilidade na fabricação de eletrodomésticos, talheres e qualquer outro elemento utilizado em contato com a água. Isso acontece porque ele tem alta resistência à corrosão devido à adição do cromo.

Além do ferro e do carbono, o aço inoxidável tem um percentual de, no mínimo, 10% de cromo. Essa formação traz também um brilho característico ao metal, sendo usado até mesmo em projetos arquitetônicos em ambientes externos.

Quais os melhores tipos de aço?

Com tantos tipos de aço no mercado, você deve estar se perguntando qual deles é o melhor. No entanto, não existe um superior ao outro; eles possuem apenas indicações diferentes.

Colocar um aço carbono em um ambiente com água, como um tanque, por exemplo, não é o mais indicado. Isso não quer dizer que ele é pior, mas que não serve para essa situação, como acontece com o aço inoxidável.

Já o aço médio carbono, por exemplo, é ideal para elementos estruturais e eixos de máquinas, enquanto o alto carbono costuma ser usado na fabricação de rodas e peças que sofrerão com o desgaste.

Em relação ao aço-liga, os de baixo teor são fundamentais para a construção mecânica. Por outro lado, os de média ajudam na fabricação de moldes e matrizes para a indústria. Para fazer ferramentas de corte, como lâminas, discos e afins, o aço de alta liga é essencial porque é resistente à oxidação e ao desgaste.

Por fim, o aço inoxidável tem sua funcionalidade em vários setores, mas principalmente na indústria alimentícia. Ele é componente na fabricação de equipamentos de refrigeração, tubulações e tanques. Além disso, o inox também tem função em projetos arquitetônicos, como em fachadas.

Quer fazer a escolha certa?

Agora que você já conhece os principais tipos de aço e suas funcionalidades, fica mais fácil buscar pelo que se encaixa melhor para o seu projeto. Porém, outro detalhe importante é a solda que você precisará utilizar!

No nosso blog, falamos sobre os vários tipos de soldas existentes, assim como fizemos neste texto com os tipos de aço. Acesse e fique por dentro!


Categoria:

Nós queremos saber sua opinião!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário

Receba nosso conteúdo em primeira mão!

    Conteúdos Recentes

    * Estamos nos adequando às novas regras impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
    RIO TECH © 2022 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
    DESENVOLVIMENTO E PERFORMANCE PROSPECTA DIGITAL

    Opa! Texto exclusivo!